Offline
Karatecas da Associação Blumenau de Karate conquistam medalhas no Pan-Americano
29/08/2016 13:18 em Esportes Olímpicos

 

 

Ariadne Boing foi ouro na categoria Cadete Kumitê até 47 quilos e Sabrina Bernabeu ganhou bronze na Sub-14 acima de 45 quilos. Torneio foi disputado em Guayaquil, no Equador

 

Ariadne Boing, na categoria Cadete Kumitê até 47 quilos e Sabrina Bernabeu, na Sub-14 acima de 45 quilos, ambas as atletas da Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/FMD Blumenau, estão entre as melhores karatecas das Américas. Ariadne conquistou medalha de ouro e Sabrina, o bronze – no Pan-Americano de Karate – Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21, disputado entre os dias 22 e 28 de agosto, em Guayaquil, no Equador.

 

 

Na classificação geral, o Brasil foi vice-campeão com 32 medalhas, das quais, nove de ouro, nove de prata e 14 de bronze. Na avaliação de Vanderlei de Oliveira, técnico da Seleção Brasileira de karate e da Associação Blumenau de karate, a seriedade do trabalho desenvolvido pela diretoria da Confederação Brasileira de Karate (CBK), comissão técnica e atletas fez a diferença para a campanha da delegação brasileira no Pan-Americano. “Todos trabalhamos no objetivo de colocar o Brasil dentre as grandes forças da modalidade em nível mundial e na busca de novos valores que possam representar o País nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio”, comenta.

 

Avaliação:

Para Vanderlei, os resultados das atletas blumenauenses, são reflexos do trabalho desenvolvido pela comissão técnica da Associação Blumenau de karate nos últimos dois anos junto às categorias de bases. Segundo ele, ambas treinam, há três meses com o grupo adulto, o que faz apostar num futuro promissor na formação de atletas para representar o Brasil em competições internacionais.

 

“É uma nova geração que busca seu espaço dentro do grupo e tem mostrado bom potencial”, comenta Vanderlei. A equipe blumenauense teve ainda a participação de outros sete atletas na competição, como Camily Teixeira e Nicole Bauchspiess, ambas na categoria Sub-14 e medalhistas no Sul-Americano – além de Camila Koslowski, na Sub-21.“Independente dos resultados, todos mostraram determinação. O Pan-Americano é um campeonato difícil, muito equilibrado, no qual, os 15 países participantes marcaram presença com os melhores atletas de cada categoria”, analisa o treinador.

 

Histórias:

Ariadne começou no Karate aos 05 anos de idade. Aluna da Escola Barão do Rio Branco, com apenas 14 anos, a blumenauense integra a Seleção Brasileira de Karate desde 2014 e atualmente treina com o grupo Adulto da Associação no Ipiranga. Dentre os seus expressivos resultados com a camisa da Seleção, como o título do Sul-Americano de 2014 e o bronze do Pan-Americano do ano passado, colocação que lhe garantiu disputar o Mundial de Base na Indonésia.

 

 

Sabrina, 12 anos, começou há seis anos na modalidade no pólo do Colégio Sagrada Família, com a professora Maike de Oliveira. Faixa marrom, a atleta treina atualmente no Ipiranga. Para integrar a Seleção, a blumenauense passou pela Seletiva Nacional realizada em Goiânia (GO). “É um grande passo da Sabrina e pela sua disciplina, acredito em uma trajetória de conquistas”, comenta a professora.

 

 

Referência:

Com 87 atletas, o vice-campeonato no Pan-Americano de Guayaquil, no Equador, é a melhor campanha do Brasil nas últimas cinco edições do campeonato:

2011 (Brasil): 2º colocado geral;

2012 (México): 6º colocado geral;

2013 (Colômbia): 9º colocado geral;

2014 (Peru): 3º colocado geral;

2015 (Bolívia): 3º colocado geral;

2016 (Equador): 2º COLOCADO GERAL.

 

 

“Hoje, o Brasil é referência da modalidade no Continente Americano, tanto nas categorias de base, como na Adulto. Vale destacar que neste ano, o Brasil sagrou-se campeão do Pan-Americano Sênior e do Sul-Americano. Estes resultados, faz com que a comissão técnica trabalhe para que o Brasil figure entre os melhores a nível mundial”, destaca o treinador.

 

Adendo da RWE/Juliano Russi:

Além de Ariadne Boing e Sabrina Bernabeu, que conquistaram medalhas, tivemos outros 7 atletas de Blumenau participando do evento:

Antony Alvisi / Kumitê Sub-14 até 35kg

Camily Teixeira / Kumitê Sub-14 -40kg

Jaqueline Luebke / Kata Sub-14

Nicole Bauchspiess/Kumitê S-14 -45kg

Vitória Leite / Kumitê Sub-14 -47kg

Camila Koslowski / Kumitê Sub-21 -55kg

Victor Haag / Kumitê Sub-21 -60kg

 

Fonte: Vanderlei de Oliveira, treinador da Seleção Brasileira e Catarinense de Karate e da FMD Blumenau

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!