Offline
Blumenau recebe Joinville na estreia da Liga Ouro 2017
07/03/2017 10:22 em Basquete

 

 

Em noite que marca "momento especial" para o basquete do estado, Santa Catarina recebe dois jogos da Liga Ouro

 

Depois do par de jogos no Macapá entre Santos (AP) e Botafogo (RJ), chegou a vez de os demais participantes estrearem na Liga Ouro 2017. Nesta terça-feira, a APAB/Blumenau recebe o AABJ/Joinville às 20h (de Brasília). Neste mesmo horário e não muito longe dali, o Brusque vai encarar o Contagem Towers também como mandante. Não dá para dizer que é uma noite qualquer para o basquete de Santa Catarina. 

 

“É realmente um momento especial para o basquete catarinense, são três equipes em uma competição que conta com seis participantes”, afirmou Sérgio Luis Carneiro, o Serjão, técnico do Blumenau. “É um orgulho participar desta Liga Ouro com três times do estado, tenho certeza que nenhuma delas entra na competição como figurante’, concordou Alexandre Barros, comandante de Brusque. “Vamos tentar dar o máximo em busca pelas melhores posições. Se Deus quiser, isso vai acontecer”, completou.

 

De acordo com Serjão, a equipe ainda está em formação depois de ter ficado com o segundo lugar no estadual há alguns meses. “Além da base que a gente já tinha, trouxemos o Andrezão, o Rômulo, o Gabriel Mangialardo e mais dois norte-americanos que estão chegando ainda” contou o treinador. “Nosso time é alto, e a gente está intensificando a parte defensiva. Estamos na expectativa pelos norte-americanos, que com certeza serão importantes para o sistema ofensivo. Mas como não contamos com eles ainda nesta estreia, apostamos na defesa para tirar o volume de Joinville e explorar a transição.”

 

Esses dois norte-americanos são Tarvin Gaines, que já passou pela Liga Sorocabana em 2014/15, e Deonta Stocks, que atuava até 2015 pela Universidade de West Virginia. Mas a ausência dos dois não tranquiliza George Rodrigues, técnico do Joinville.

 

Ao ser questionado sobre o que mais desperta cuidados no time de Blumenau nesta estreia, ele respondeu: “Em primeiro lugar, o talento ofensivo de Luiz e Bruno Lazaris. São dois grandes jogadores, sempre tivemos trabalho com eles nos estaduais. Vi também que eles se reforçaram muito bem para o garrafão com a vinda dos pivôs André e Rômulo. É claro que tem também o fator torcida, que sempre apoia eles.”

 

 

A competição:

A Liga Ouro terá sua maior edição da história. Com seis equipes, a Divisão de Acesso ao NBB CAIXA contará com número recorde de participantes, sendo todas elas estreantes na competição: Botafogo (RJ), Joinville (SC), Brusque (SC), Contagem Towers (MG), Blumenau (SC) e Santos do Amapá (AP) serão os envolvidos.

Além do número recorde de clubes, a edição 2017 da Liga Ouro tem um fato para lá de inusitado: o Santos do Amapá (AP) será a primeira equipe da Região Norte na história das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

 

Os primeiros jogos:

Sexta (3), Santos (AP) 63x66 Botafogo

Domingo, Santos (AP) 67x81 Botafogo

Terça-feira, dia 7, 20:00, Blumenau x Joinville e Brusque x Contagem (MG)

Quinta-feira, dia 9, 20:00 Brusque x Contagem (MG)

Domingo, dia 12, 10:30, Blumenau x Santos (AP)

 

Sistema de disputa:

O sistema de disputa da primeira fase Liga Ouro não mudou, e os times jogarão quatro vezes entre si em dois turnos. As rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana. Com isso, cada equipe disputará um total de 20 partidas na fase de classificação.

A única mudança fica por conta dos playoffs. Agora com seis equipes, a competição classificará os quatro primeiros colocados da fase de classificação às semifinais, que assim como a grande Final, será disputada em uma melhor de cinco jogos. O grande campeão terá o direito de pleitear à uma vaga no NBB CAIXA 2017/2018.

 

Joinville (SC):

A cidade de Joinville (SC), enfim, está de volta ao cenário do basquete brasileiro. Depois de deixar o NBB CAIXA após a temporada 2012/2013, o município catarinense, que carrega uma bela tradição na modalidade, voltará a figurar no basquete adulto e buscará o retorno à elite.

 

Para sua estreia na Liga Ouro, a equipe montou um elenco de peso. Com o experiente André Bambu, que tem passagem pela Seleção Brasileira, Jordan Burger, campeão do Torneio de Enterradas do NBB CAIXA em 2011, e Jefferson Socas, que disputou os quatro últimos NBB’s CAIXA, o esquadrão catarinense ainda conta com diversos atletas que passaram pela LDB:

 

Os irmãos Felipe e Lucas Vezaro, que passaram pelo Gocil/Bauru Basket, os alas/armadores Raphinha, ex-Praia Clube (MG), e Tadeu, ex-Macaé, o ala Maxwell, que passou pelo Brasília, e Batata, ex-LSB/Uniso e Basquete Curitiba (PR), além dos pivôs Adyb e Moisés, que têm passagem por Minas TC e Ginástico (MG).

 

Blumenau (SC):

A APAB/Blumenau foi ao mercado e buscou diversos reforços para o início de sua caminhada rumo à vaga na elite do basquete nacional. Na última semana, a equipe catarinense oficializou seis contratações, com dois norte-americanos e outros três atletas com experiência no NBB CAIXA e na Liga Ouro.

 

Os contratados são o ala Gabriel Mangialardo, campeão das Américas com o Gocil/Bauru, os pivôs Rômulo, campeão da LDB 2015 com o Solar Cearense, e André Mineiro, duas vezes finalista da Liga Ouro, por Campo Mourão (vice-campeão) e Caxias (campeão), e os norte-americanos Deonta Stocks e Tarvin Gaines, este com passagem pela LSB/Uniso em 2014/2015.

 

Os novos atletas se juntarão ao armador Lucas Henrique, o “Lukinha”, ex-Limeira, e o pivô Diego Dias, ex-Bauru e Assis (SP), na lista de reforços do time, que ainda tem em seu elenco os destaques dos nativos Luiz Henrique, cestinha do Blumenau na LDB 2015, e Bruno Lazzaris, com passagens por Joinville e Seleções de Base.

 

 

Todos os jogos da equipe blumenauense:

 

MARÇO

dia 07, 20:00 Blumenau x Joinville, Ginásio do Galegão

dia 12, 10:30 Blumenau x Santos(AP), Ginásio do Galegão

dia 14, 20:00 Brusque x Blumenau, Arena Brusque

dia 21, 20:00 Blumenau x Joinville, Ginásio do Galegão

dia 26, 10:30 Botafogo x Blumenau, Ginásio Oscar Zelaya, no RJ

dia 28, 19:30 Botafogo x Blumenau, Ginásio Oscar Zelaya, no RJ

 

ABRIL

dia 04, 20:00 Blumenau x Santos(AP), Ginásio do Galegão

dia 11, 20:00 Blumenau x Contagem Towers, Ginásio do Galegão

dia 13, 20:00 Blumenau x Contagem Towers, Ginásio do Galegão

dia 18, 20:00 Brusque x Blumenau, Arena Brusque

dia 20, 20:00 Joinville x Blumenau, Centreventos Cau Hansen

dia 27, 20:00 Blumenau x Botafogo, Ginásio do Galegão

dia 29, 19:00 Blumenau x Brusque, Ginásio do Galegão

 

MAIO

dia 02, 20:00 Joinville x Blumenau, Centreventos Cau Hansen

dia 05, 20:00 Santos(AP) x Blumenau, Instituto Federal do Amapá

dia 07, 11:00 Santos(AP) x Blumenau, Instituto Federal do Amapá

dia 16, 20:00 Blumenau x Botafogo, Ginásio do Galegão

dia 18, 20:00 Blumenau x Brusque, Ginásio do Galegão

dia 26, 20:00 Contagem Towers x Blumenau, Ginásio Poliesportivo do Riacho

dia 28, 14:00 Contagem Towers x Blumenau, Ginásio Poliesportivo do Riacho

 

http://lnb.com.br/liga-ouro/tabela-de-jogos/

 

Texto base: por Liga Nacional de Basquete

Crédito das fotos: Divulgação/Basquete Blumenau (facebook.com/apabblumenau/)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!