Offline
Tiro ao Prato começa e vai pontuar
10/11/2022 13:50 em JASC

 

Com dez equipes, número mínimo exigido pelo regulamento para haver pontuação, o Tiro ao Prato começou na manhã desta quinta-feira, na Associação Caça e Tiro Rio do Sul. A competição esteve ameaçada, apesar de ter 23 municípios inscritos, porque houve protesto, em um primeiro momento, de Blumenau, ouro ano passado, Videira, Agrolândia, Concórdia e Florianópolis.

 

O motivo desta espécie de boicote é a realização do Tiro ao Prato na Associação com somente duas pedanas – local onde ficam os atletas -, com os atiradores exigindo quatro, sugerindo até que a modalidade fosse para Agrolândia, onde existem as condições exigidas. Durante o Congresso Técnico surgiu a informação da desistência de mais oito municípios, incluindo a medalha de bronze Chapecó, mais Armazém, Campos Novos, Gaspar, Joaçaba, Lages, Morro da Fumaça e Pinheiro Preto., o que acabou se confirmando na manhã da quinta-feira.

 

A coordenação da modalidade, já na Associação, conferiu o número de dez participantes e deu início à competição com Rio do Sul, Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Pomerode, Pouso Redondo, Rio Fortuna, São Lourenço do Oeste e Tubarão, medalha de prata em 2021.

 

Para os atiradores da casa seria uma grande frustração a modalidade não pontuar, depois de 13 anos ausente dos Jogos Abertos. A desistência de dois favoritos, Blumenau e Chapecó, confirmada antes mesmo do Congresso Técnico, animou a equipe coordenada por João Carlos Amâncio Filho. “Podemos cogitar pódio”, opinião avalizada pouco antes das disputas por Diego Rambo, outro integrante do time rio-sulense.

 

Foi ele quem salientou que a decepção seria grande, caso não houvesse pontuação. Afinal o Tiro ao Prato é um dos esportes mais caros dos Jogos Abertos. “A minha carabina é barata, custa em torno de R$ 5 mil, comprei para caçar,” explicou. Mas ao lado dele, apoiadas em um suporte especial, estavam outras, as importadas, que podem custar acima de R$ 100 mil.

 

Além de João Carlos e Diego, a equipe terá Henrique Hiller, Rubens Teffen, o mais jovem, participando pela primeira vez dos Jasc, e Jonas Scheidt e Carlos Roberto Felipi. O Tiro ao Prato se estende até sábado, nas modalidades trap – 200 tiros para cada atirador, um prato – e double, 100 tiros, dois pratos em direções opostas.

 

 

 

Mário Medaglia/especial FMD Rio do Sul

Fotos: Alessandro Kiozumi

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!