Offline
Liga Ouro de Basquete 2017. Sete (ou seis) equipes estão confirmadas
16/01/2017 13:28 em Basquete

 

 

No último dia 10 foram definidas as 7 equipes (eram 9 interessados inicialmente) que vão participar da Liga Ouro de Basquete Masculino 2017. Em disputa uma vaga para o NBB 2017-2018. Ainda não há confirmação oficial por parte da LNB (Liga Nacional de Basquete), mas compilamos abaixo algumas informações que obtivemos com colegas de imprensa aqui de SC: Augusto Ittner (Jornal de Santa Catarina) e Elton Carvalho (blog Toque de Letra). 

 

Equipes confirmadas:

- Apab/Blumenau

- Brusque

- Joinville

- Contagem (MG) 

- São José (SP)

- Botafogo (RJ)

- Santos (AP).

Outras duas equipes estavam pré-inscritas, mas acabaram desistindo: Anápolis (GO) e Facisa (PB).

 

Fórmula de disputa:

1ª fase em turno e returno. Os seis melhores avançam para os playoffs – 1º e 2º colocados vão direto para a semifinal e aguardam os adversários que sairão dos jogos entre o 3º x 6º e 4º x 5º. Depois, a disputa segue para semifinais e finais. Os confrontos de mata-mata serão em melhor de cinco partidas. O campeonato deve iniciar em Março e a tabela de jogos deve sair até o final de Janeiro.

 

Blumenau:

Manteve a maior parte do elenco vice-campeão catarinense de 2016 e inicia a pré-temporada no próximo dia 24. As partidas em casa deverão ser sempre às quintas-feiras, às 19:30, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.

 

Porém, duas notícias publicadas no portal "O VALE" e assinadas por Marcos Eduardo Carvalho dão conta que a equipe de São José não participará da competição. Abaixo os respectivos destaques das duas matérias:

 

São José Basquete está fora da Liga Ouro em 2017

São José dos Campos, 12/01/2017

Mais um toco no basquete. Os amantes da modalidade tiveram uma ducha de água fria nesta quinta-feira em São José dos Campos. A Prefeitura informou que não irá inscrever o time para a disputa da Liga Ouro 2017, torneio de acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil).

O São José, que já estava pré-inscrito no ano passado, tinha até o dia 10 de janeiro para confirmar oficialmente a participação no torneio. Porém, isso não aconteceu. No início da semana, o novo prefeito da cidade, Felicio Ramuth (PSDB) já havia informado que o prefeito anterior, Carlinhos Almeida (PT) havia deixado uma dívida de R$ 309 milhões para o município, o que resultou em muitos cortes neste início de mandato, inclusive o basquete.

Na temporada passada, o time já tinha ficado de fora do Campeonato Paulista, onde era o então atual campeão, e também do NBB, por falta de verba. A OS (Organização Social) São José Desportivo, que gerenciava a modalidade, também não havia conseguido um patrocinador máster para bancar a equipe.

 

 

Basquete de São José fica 'órfão' mais um ano

São José dos Campos, 14/01/2017

Com o time do São José sem disputar a temporada adulta pelo segundo ano seguido, amantes do esporte na cidade já estudam alternativas para voltar forte

O Caldeirão esfriou de vez. O torcedor do basquete joseense mais uma vez está órfão. Pelo segundo ano consecutivo, a cidade vai ficar sem o time adulto disputando as principais competições do ano.

Entre 2007 e 2015, a cidade respirou basquete, viu o time ganhar três títulos paulistas e um vice do NBB (Novo Basquete Brasil). Mas, na última quinta-feira, a Prefeitura confirmou que o time em 2017 não disputará nenhum campeonato adulto, assim como aconteceu no ano passado, no último ano do governo do prefeito Carlinhos Almeida (PT). Agora com Felicio Ramuth (PSDB), o time continuará sem atividade por falta de verba.

Assim, pessoas ligadas ao esporte na cidade defendem um novo modelo de gestão para evitar que o basquete retome a atividade sem depender do poder público.

Zé Geraldo, ex-jogador e coordenador da modalidade, entende que em 2017 será um ano para tentar reestruturar o esporte. “Agora é hora de juntar uma equipe de pessoas da cidade que gostem de basquete e começar a planejar o futuro”.

 

Fontes:

http://www.ovale.com.br/

http://wp.clicrbs.com.br/toquedeletra/ (Elton Carvalho)

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/01/augusto-ittner-os-preparativos-de-blumenau-para-a-divisao-de-acesso-do-novo-basquete-brasil-9331150.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!