Offline
Punhobol, 1ª convocação da Seleção Adulta Masculina
04/01/2017 14:18 em Punhobol

 

 

A CBDT convocou nos últimos dias de 2016 um total de 19 atletas da seleção adulta masculina para dois dias de treinamentos, visando os JOGOS MUNDIAIS (World Games) que serão realizados em Julho, na Polônia. Entre os atletas chamados para este compromisso estão DOIS jogadores do Guarani/FMD Blumenau/Samrello/Zata: Guilherme Theis e Isaac Azevedo, ambos atletas de defesa. Esta primeira etapa da preparação para os Jogos Mundiais está agendada para os dias 18 e 19 de Fevereiro, em Novo Hamburgo/RS.

 

 

 

Os Jogos Mundiais (em inglês: World Games), é um importante evento internacional poliesportivo, onde são disputadas modalidades esportivas não-olímpicas que são reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e este dá apoio aos Jogos. Tem sua organização pela Associação Internacional dos Jogos Mundiais (International World Games Association, IWGA).

 

Alguns dos esportes que já fizeram parte do programa dos Jogos Mundiais tornaram-se Olímpicos, como o badminton e o triatlon. Para se escolher novos esportes do programa olímpico o COI leva em consideração sua participação em Jogos Mundiais passados, sendo este evento uma espécie de "laboratório" para futuros esportes Olímpicos. Entretanto, muitos desses esportes tem dificuldade em entrar no programa Olímpico, devido a limitações no número de participantes pelo COI e por ter uma quantidade de federações nacionais abaixo do limite.

 

Entre os esportes que hoje fazem parte do programa dos Jogos Mundiais, estão a orientação, punhobol, esqui aquático, patinação, boliche, squash, karatê, beisebol e o softbol, entre outros. A inclusão de esportes nos Jogos Mundiais leva se em conta a infraestrutura da cidade sede, não havendo a necessidade de construir instalações para disputas das mesmas. Assim como os Jogos Olímpicos, os Jogos Mundiais acontecem a cada quatro anos (sempre um ano depois dos Jogos Olímpicos de Verão). Sua primeira edição aconteceu em 1981, em Santa Clara, Estados Unidos. A 10ª edição será realizada neste ano na cidade de Wroclaw, Polônia, entre os dias 20 e 30 de Julho. 

 

 

O Punhobol está presente desde 1985, na 2ª edição. Em 8 disputas, o Brasil tem 6 medalhas: um ouro, três pratas e dois bronzes.

 

Histórico + medalhistas do Punhobol:

1981 - Santa Clara/Estados Unidos (1.265 atletas, 34 países, 18 esportes); o punhobol não foi disputado;

1985 - Londres/Reino Unido (Alemanha Ocidental Ouro, Áustria Prata, Brasil Bronze)

1989 - Karlsruhe/Alemanha Ocidental (1º Alemanha Ocidental, 2º Brasil, 3º Áustria)

1993 - Haia/Holanda (1º Alemanha, 2º Suíça, 3º Áustria)

1997 - Lahti/Finlândia (1º Alemanha, 2º Áustria, 3º Brasil)

2001 - Akita/Japão (1º Áustria, 2º Brasil, 3º Alemanha)

2005 - Duisburgo/Alemanha (1º Áustria, 2º Brasil, 3º Alemanha)

2009 - Kaohsiung/China (1º Brasil, 2º Suíça, 3º Áustria)

2013 - Cali/Colômbia (3.870 atletas, 109 países, 41 esportes); Alemanha Ouro, Suíça Prata, Áustria Bronze (venceu o Brasil por 4 a 3);

2017 - Wroclaw/Polônia

2021 - Birmingham/Estados Unidos

 

Nos Jogos Mundiais o Punhobol é disputado apenas no naipe masculino.

 

Para fins de registro e curiosidade, abaixo o resumo da Temporada 2016 de Punhobol na categoria adulta (principais competições por clubes):

- Mundial Feminino: Clube Duque de Caxias (Brasil);

- Mundial Masculino: TSV Pfungstadt (Alemanha);

- Sul-Americano Feminino: Clube Duque de Caxias (Brasil);

- Sul-Americano Masculino: SOGIPA (Brasil);

- Taça Brasil Feminina: SOGIPA (RS);

- Taça Brasil Masculina: Clube Duque de Caxias (PR).

 

Fontes: 

facebook.com/BrasilPunhobol/

http://esporterio.blogspot.com.br/search/label/Punhobol

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Mundiais

http://www.theworldgames.org/

https://theworldgames2017.com/en/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!