Offline
Blumenauenses participam de fase regional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação
12/04/2019 13:30 em Esportes Olímpicos

 

 

Eles embarcaram às 10h30, na sede da Fundação Municipal de Desportos (FMD).

 

Tem início nesta sexta-feira, 12, em Curitiba (PR), a fase regional Rio/Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação. A competição, que seguirá até o dia 14, contará com a participação de 15 paratletas, sendo 13 no atletismo e dois na natação. Esta é considerada uma das disputas mais importantes do ano, pois classificará os donos dos melhores resultados para as etapas nacionais do circuito.

 

Entre os destaques está o jovem de 15 anos, José Alexandre Martins da Costa, da classe T47. O atleta é tricampeão das Paralimpíadas Escolares e pela primeira vez participará do circuito. A expectativa é que ele conquiste bons índices nas suas provas de 100m, 200m e salto em distância.

 

Participarão ainda da competição, Suzana Nahirnei, também da classe T47, que é recordista das Américas; Dayane Muniz, classe F57, 3° no ranking brasileiro de lançamento do disco e Maike Sommerfeld, classe F55, 2° lugar no ranking brasileiro na mesma prova. Além de Suzana, para os atletas Thiago Esser e Marques Corrêa, utilizarão a competição como preparação para o Open Internacional, em São Paulo. A novidade é que pela primeira vez, Blumenau participará da prova de Petra, específica para atletas com paralisia cerebral.

 

Na natação Fernanda Vogt, classe S14 e Isabelle Garcia Velasquez, classe S7, representarão Blumenau em diversas provas na piscina da capital paranaense.

 

 

Dia Municipal do Paradesporto ocorre nesta sexta-feira, dia 12

 

Nesta sexta-feira, dia 12, Blumenau celebra o Dia Municipal do Paradesporto. A data já vem sendo referenciada pelo Programa Paradesporto Escolar ao longo da semana, com a distribuição de camisetas aos alunos e apresentações de modalidades. As ações culminarão com a apresentação dos alunos de Ginástica Artística no CEI Dr. Arão Rebello, durante a solenidade de entrega da reforma do telhado da unidade. Além disso, a equipe de goalball fará demonstrações e vivências ao longo do dia na Escola Básica Municipal (EBM) Visconde de Taunay.

 

A data foi instituída em agosto de 2018, em projeto de lei sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt, com objetivo de conscientizar sobre a importância do paradesporto na cidade como ferramenta de inclusão e promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A data escolhida faz alusão à criação da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), que representa os paratletas da cidade.

 

A Prefeitura de Blumenau investe em torno de R$2 milhões por ano no Programa Paradesporto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa atende atualmente cerca de 450 crianças, adolescentes e adultos, oferecendo gratuitamente 11 modalidades em 65 pólos implantados em diversos bairros da cidade. “O Paradesporto é importante porque proporciona não só qualidade de vida para os alunos, mas abrange também suas famílias, promovendo a socialização e inclusão dessas pessoas”, observa a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

 

Além de proporcionar benefícios às pessoas com deficiência, o Paradesporto tem conquistado títulos e premiações de destaque, como medalhas de ouro em competições nacionais e internacionais, e o Troféu Guga Kuerten, sendo considerado uma referência nacional. Blumenau é responsável também por enviar o maior número de atletas para a seleção catarinense na disputa das Paralimpíadas Escolares, maior competição estudantil paralímpica do mundo.

 

Texto: Odair José da Silva e Aline Franzoi Santos Fleith

Foto: https://pt-br.facebook.com/Apesblu/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!