Offline
ABk disputa Seletiva Nacional 1 de Base da CBK
28/03/2019 09:39 em Artes Marciais

 

 

Torneio será em Brasília e vai definir os representantes da Seleção Brasileira de Karate para o Campeonato Sul-Americano e terá ainda, a primeira etapa classificatória para a final do Campeonato Brasileiro

 

E começa a temporada 2019 de competições nacionais para a Associação Blumenau de karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Promoshirt/Arawaza/ FMD Blumenau. O primeiro desafio é o Campeonato Brasileiro – etapa Brasília e Seletiva Nacional I Base, entre esta quinta-feira, dia 28 e sábado, dia 30 de março, em Brasília (DF), no Ginásio do Cruzeiro. A equipe blumenauense marca presença com 10 atletas (ver tabela).

 

A etapa do Brasileiro (a primeira de cinco) garante quatro vagas para a final do campeonato programada para o período de 08 a 12 de outubro, no Rio Grande do Sul. Já na Seletiva 1 (são duas etapas), para defender a Seleção Brasileira de Karate de Base no Campeonato Sul-Americano entre os dias 22 e 28 de abril, em Santa Cruz, na Bolívia.

 

Preparação intensa

 

Para manter a boa participação e ter bom número de atletas de Base na Seleção Brasileira, a Associação Blumenau de Karate realiza desde o final de janeiro, uma intensa preparação. De acordo com a comissão técnica da equipe, o primeiro passo foi de aprimorar a performance dos atletas. Para tanto, o grupo conta o fisioterapeuta e osteopata, Vinícius Fonseca Valero.

 

“Procuramos aprimorar a qualidade técnica dos alunos. Numa segunda etapa, o foco foi de trabalhar a parte tática, por meio de situações de lutas”, detalha Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense e da FMD Blumenau. “Além disso, esse grupo fez treinos diários com a equipe adulta”, completa o técnico.

 

Grupo experiente

 

“Estamos indo para a etapa com um grupo homogêneo, experiente e muito focado na busca das vagas”, comenta Vanderlei. O grupo conta com atletas que se destacaram no cenário nacional em 2018, como Vitória Leite, bicampeã pan-americana e medalha de bronze no Sul-Americano, na categoria Júnior até 58 quilos. Neste ano, a atleta disputa na categoria até 53 quilos. Tem ainda Camily Teixeira, bronze na etapa final do Brasileiro, pela Cadete até 47 quilos e outra atleta que muda de categoria. Ela vai lutar pela Júnior até 48 quilos.

 

Mesmo com algumas mudanças de categorias, Vanderlei acredita em bons resultados. “É uma mudança natural e que traz mais responsabilidade, como também alteração na postura de tática durante as lutas”, detalha Vanderlei, que menciona ainda Vitor Hessmann, na Júnior até 61 quilos, vice-campeão brasileiro ano passado e Jaqueline Luebke, medalha de prata no Nacional, na Cadete até 54 quilos – outra que subiu de categoria, vai na Júnior até 59 quilos, dentre  os candidatos por uma luta na vaga da Seleção, como também para a etapa final do Campeonato Brasileiro.

 

 

 

 

 

O grupo

 

ATLETA - CATEGORIA - PESO

Camily Teixeira - Júnior - Até 48kg e Kata Equipe

Diego Pereira - Cadete - + 70kg

Gabriela da Silva - Sênior - Kata Individual

Isadora Limoni - Sub-14 - Até 42kg e Kata Ind.

Jaqueline Luebke - Júnior - Até 59kg

Luísa Klettenberg - Cadete - + 54kg e Kata Equipe

Nicole Bauchspiess - Cadete - + 54kg e Kata Equipe

Sabrina Bernabeu - Cadete - + 54kg

Vitor Hessmann - Júnior - Até 61kg

Vitória Leite - Júnior - Até 53kg

 

Fonte: Vanderlei de Oliveira, técnico das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da FMD Blumenau.)

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade, e-mail: humbertoesporte@yahoo.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!