Offline
PARAJASC COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA EM CRICIÚMA
01/12/2017 14:01 em Esportes Regionais

 

 

Começam nesta sexta-feira, 1º de dezembro, em Criciúma no Sul do Estado, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Serão mais de 1,7 mil atletas, de 52 municípios participantes, que vão disputar o título desta 13ª edição do evento que vai até 6 de dezembro. A cerimônia de abertura está programada para as 19h no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi.

 

O coordenador do Parajasc, João Batista Cascaes, contou sobre a importância e o objetivo dos Parajasc. “Além de ser um evento de inclusão e de busca também de novos talentos tem esse objetivo maior que é trazer os atletas para a sociedade.”

 

Serão 12 modalidades em disputa: atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos físico, auditivo, intelectual e visual.

 

São cerca de 165 troféus e mais de 3,6 mil medalhas, além de uma medalha de participação para cada atleta, chegando a quase 5 mil medalhas distribuídas no evento. Além da premiação aos três primeiros colocados na pontuação geral, a entrega de troféus também acontece a cada um dos três primeiros de cada segmento.

 

O evento tem a promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

 

Os Parajasc

 

Chegam à sua 13ª edição como um dos principais modelos de evento paradesportivo do país. Atletas que levaram o Brasil às competições paralímpicas, como Flávio Reitz e Ádria Santos, ambos do atletismo, Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e Soelito Gohr, do ciclismo, também têm seus nomes na bem sucedida história dos Parajasc. A primeira edição dos Parajasc, realizada em Chapecó, contou com cerca de 1.000 atletas representantes de 42 municípios, competindo em 10 modalidades, nos quatro segmentos.

 

As competições

 

Das 12 modalidades, a maior parte acontece por gênero e algumas competições são mistas. Apenas o atletismo, a bocha e a natação abrangem os quatro segmentos. Confira o quadro abaixo.

 

MODALIDADE - NAIPE - SEGMENTO

Atletismo - Masculino e Feminino - Auditivo, Intelectual, Físico, Visual

Basquetebol - Masculino - Intelectual

Basquetebol Cadeirante - Masculino/Misto - Físico

Bocha - Masculino e Feminino - Auditivo, Intelectual, Físico, Visual

Bocha Paralímpica - Misto - Físico

Ciclismo - Masculino e Feminino - Visual

Futsal - Masculino - Auditivo, Intelectual

Goalball - Masculino e Feminino - Visual

Handebol CR – 4 - Masculino - Físico

Natação - Masculino e Feminino - Auditivo, Intelectual, Físico, Visual

Tênis de mesa - Masculino e Feminino - Auditivo, Intelectual, Físico

Xadrez - Masculino e Feminino - Auditivo, Físico, Visual

 

 

Blumenau participa com delegação numerosa

 

A cidade de Blumenau estará representada por 84 paratletas e 23 dirigentes e equipe de apoio, a maior delegação da história da cidade na competição. A maioria deles são do Programa Paradesporto Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Desportos (FMD).

 

Segundo a diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, Blumenau deve brigar para terminar entre os cinco melhores na classificação geral – no ano passado ficou em oitavo. “Nós temos condições de melhorar as marcas em todas as modalidades”, projeta.

 

Boa parte dos atletas vai disputar a competição pela primeira vez. Alguns deles vêm das categorias de base e completaram 15 anos, idade mínima dos Parajasc. Mas houve também um incremento no paradesporto adulto, que cresceu cerca de 30% no ano. “Muitos vão participar de um campeonato pela primeira vez já com índices que os credenciam para brigar por medalhas no Brasileiro. Estamos confiantes com a equipe”, afirma Giselle.

 

A cerimônia oficial de abertura será nesta sexta-feira, às 19 horas, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. As disputas iniciarão no sábado e seguirão durante a semana. Os Parajasc são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte.

 

Equipes de Blumenau

 

Atletismo

2 e 3 de dezembro (DI)

4 e 5 de dezembro (DF/DV/SD)

 

Bocha DF andante (M/F)

2 a 5 de dezembro

 

Bocha DF cadeirante (M)

2 a 5 de dezembro

 

Bocha DI (M/F)

2 a 6 de dezembro

 

Bocha Paralímpic

2 a 6 de dezembro

 

Futsal DA (M)

2 a 6 de dezembro

 

Goalball (M/F

2 a 4 de dezembro

 

Natação

5 e 6 de dezembro (DA/DF/DI/DV)

 

Tênis de mesa

2 a 4 de dezembro (DA/DF andante/DF cadeirante/DI)

 

Xadrez

3 a 5 de dezembro (DA)

 

DA: Deficiente Auditivo

DF: Deficiente Físico

DI: Deficiente Intelectual

DV: Deficiente Visual

SD: Síndrome de Down

 

Texto: Rafael Vieira de Araújo e Julimar Pivatto

Foto: Marcelo Martins

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!