Offline
NO DIA DO ESTUDANTE, JESC REÚNE MAIS DE 1.100 ATLETAS EM MAFRA
11/08/2017 13:56 em JASC

 

 

Os Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 12 a 14 anos (Jesc/12-14) e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) iniciaram nesta sexta (11), em Mafra, com muita emoção e reconhecimento aos estudantes. Com direito a "parabéns você", os jovens foram recebidos na pista de atletismo da Universidade do Contestado. No dia 11 de agosto é comemorado o "Dia do Estudante". 

 

Ao todo serão mais de 1.100 atletas reunidos para as competições de atletismo e judô e tênis de mesa. A etapa estadual segue até o próximo sábado, com as modalidades de atletismo (na pista da Universidade do Contestado) e judô (no Ginásio Municipal Wilson Buch (Mafra).

 

As modalidades que estão em disputa, neste final de semana, nos Jesc, semana envolvem o atletismo (nos dias 11 e 12) e o judô (12). No Parajesc, as modalidades são o atletismo (11 e 12) e o tênis de mesa (11 e 12). Na próxima semana, as demais modalidades chegam a São Bento do Sul e Rio Negrinho. Entre os dias 17, 18, 19 e 20 de agosto as delegações, integradores e arbitragem disputam nos Jesc handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, ciclismo e luta olímpica. Por fim, entre os dias 25 e 27 de agosto, em São Bento do Sul, serão realizadas as disputas no basquete e no tênis de mesa.

 

A equipe de Blumenau viajou na última quinta-feira, dia 10. No total foram mais de 70 pessoas, entre atletas e dirigentes, que representarão a cidade nas competições que valem vaga para a etapa nacional.

 

O Paradesporto de Blumenau participa com 28 atletas nas modalidades de atletismo e tênis de mesa, além de mais 20 integrantes da comissão técnica. “Temos alunos que participam pela primeira vez de uma competição e que viajarão sem os pais, o que é uma experiência muito importante para crianças com deficiência”, observa a diretora Giselle Margot Chirolli.

 

As expectativas, segundo Giselle, são as melhores. “Já tivemos duas convocações na bocha paralímpica e uma na natação para representar o estado nas Paralimpíadas Escolares, e esperamos obter bons resultados no atletismo e no tênis de mesa também”, observa.

 

No paradesporto, a classificação para Paralimpíadas Escolares Nacionais se dá por índice. São 24 vagas, divididas por categorias (A e B) e gêneros (masculino e feminino), para o atletismo, e oito para o tênis de mesa, divididas nas deficiências física e intelectual, gênero e categoria. Além disso, para os atletas que não se classificarem para o atletismo ou tênis de mesa serão avaliado por classificadores para compor a delegação catarinense nas equipes de goalball e futebol de sete.

 

Jesc 12-14 anos

 

Blumenau vai com oito atletas no judô (duas no feminino e seis no masculino) e 13 no atletismo (cinco meninas e oito meninos). Cada atleta representará sua escola e buscará vagas para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional –, que ocorrem em Curitiba, de 12 a 21 de setembro.

 

Texto: Assessoria de Imprensa da Fesporte + Aline Franzoi Santos Fleith e Julimar Pivatto

Foto: Heron Queiroz

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!